quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Justiça X Saúde

Fórum Central do Rio de Janeiro

Quem  tem mais valor, o juiz ou o médico?
Quem deveria ter mais valor, o médico ou juiz?
Esta com certeza é uma pergunta com varias respostas , assim como:
 o que é mais importante para o crescimento do Brasil, a saúde ou a educação?
No meu ver, médicos e juízes  deveriam ter o mesmo peso na sociedade, as duas profissões são de importância ímpar e indispensáveis.
No entanto, na pratica os profissionais do judiciário são infinitamente  mais valorizados dos que os da saúde, um simples serventuário do tribunal de justiça, que possui uma escolaridade de ensino médio, ganha quase o dobro que um médico formado e com experiência.
O que me levou a escrever este artigo  foi a imponência dos fóruns de justiça do Rio de Janeiro, em especial o fórum central praça XV, onde passo todos os dias.
Ao ver aquele tribunal todo espelhado, com heliporto, ar condicionado, restaurante de primeira qualidade, forte segurança e com todo luxo possível, me fez pesquisar em minha memoria, algo parecido no sistema de saúde ou de educação.
Não quero dizer que os profissionais do judiciário não deveriam ter tais privilégios, mais digo que a população usuária do sistema público de saúde tem direito ao máximo de conforto em um hospital público, e isso só acontecerá se houver investimentos na estrutura física e humana de nossos hospitais.
Milhões de reais foram investidos na segurança com as UPPS, que  simplesmente transferiram os bandidos das comunidades pacificadas,  para muitos bairros pacíficos do Rio de Janeiro, Niterói, região dos lagos e norte. milhões de reais foram injetados na copa do mundo, para atender o padrão FIFA de qualidade,  e nada investido na educação e na saúde.
Esta mais do que na hora de darmos um basta nesta alienação política que nos aprisiona há séculos, este ano teremos as chaves das celas nas nossas mãos, que será o dia da votação, momento de escolhermos um futuro saudável  ou então sentenciaremos nossa destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário